Uma das maiores causas de ocorrência das lesões é a falta de equilíbrio e a execução motora incorreta de movimentos associada à fadiga muscular que diminuem o controle e os reflexos. Isso nos deixa mais vulneráveis em terrenos instáveis e propensos a quedas e contusões. Quando chegamos na 3a Idade temos novos agravantes: problemas na visão, enfraquecimento dos membros inferiores, medicamentos psicoativos, doenças neurológicas, etc.
As lesões podem ser das mais simples como uma entorse ou uma Contusão, ou podem ser mais sérias e dolorosas como uma luxação, lesão ligamentar, tendinites e bursites, distensão muscular, condromalácia, fratura, entre outros.
Melhor do que se recuperar de uma lesão de forma rápida e eficiente é poder evitá-la.
Hoje, com o avanço da medicina, a maioria das pessoas consegue se recuperar com um mínimo de seqüelas. Já os atletas sofrem por nunca terem tempo suficiente para se recuperarem completamente e acabam reincidindo as mesmas lesões. Sem falar nos idosos que, ao sofrerem uma queda, devido aos ossos mais fracos, é muito comum ocorrer uma fratura fazendo com que fiquem internados muito tempo para a sua recuperação. Esse período é crítico, pois muitos acabam pegando infecções hospitalares, enfraquecendo tanto que nunca mais voltam a andar ou acabam morrendo depressivos por terem se tornado dependente da ajuda dos familiares.
Segundo pesquisas 60% das pessoas caem em casa (tapetes, degraus muito baixos ou muito altos, piso desnivelado, brinquedos ou pequenos objetos caídos no chão, fraca luminosidade, móveis instáveis, etc), 30% em locais Públicos e 10% nos Hospitais.
Como evitar acidentes no lar?
Praticar uma atividade física visando à melhora do equilíbrio, propriocepção, força e flexibilidade.
Assim como fazer a correção do padrão motor e a correção postural
Tornar a área de vivência mais segura (eliminando pequenos obstáculos causadores de tropeços, utilizando pisos antiderrapantes, etc.)
Fazer anualmente exames de visão.
Divulgar essa informação para que as quedas sejam evitadas ou minimizadas.
O PILATES é uma forma muito eficiente de prevenção de lesões, assim como tem provado ser excelente após a reabilitação e recuperação das mesmas por desenvolver a força de forma gradual e balanceada, trabalhando a estabilização da coluna, desafiando o equilíbrio e melhorando os reflexos. Tem como objetivo tornar o movimento mais eficiente e econômico, melhorar a postura e o alinhamento das extremidades, corrigindo os movimentos errôneos de forma natural, onde os novos padrões são facilmente transferidos ao dia-a-dia.
Fonte: http://tatipilates.wordpress.com/
Foto: Studio Corpus Pilates / Balneário Camboriú - SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário